Pesquisa avançada

Jura Impressa X9 - Preso no Aquecimento da Máquina

Impressa X9 está Presa no Aquecimento da Máquina

Gast_Jason

Sexta-feira, 21. Mai 2021, 19:12

Unregistered

Olá.

O meu Jura Impressa X9 está preso no estágio de "Aquecimento da Máquina". Estava a funcionar bem até ontem.

Eu fiz algumas investigações hoje, e posso confirmar que a caldeira de água quente está ficando quente, e também que o sensor de temperatura para a caldeira de água quente está respondendo como eu esperaria (alta resistência fria, baixa resistência quente). Não consegui ver nenhum problema óbvio dentro da máquina.

Que outros problemas poderiam fazer com que o Jura ficasse nessa fase de arranque?

Eu notei que a caldeira de vapor não está aquecendo, mas acho que isso é normal até que você realmente chama por vapor.

Se alguém tem alguma ideia do que pode estar errado, eu ficaria muito feliz! Estou no primeiro dia sem café... !

Gast_Jason

Domingo, 27. Junho 2021, 13:45

Unregistered

Para quem chega aqui com o mesmo problema, eu tenho uma solução.

Primeiro algum fundo - um dia a máquina não passava de aquecer. Um dia antes de ter funcionado. Perguntando à minha parceira, a única coisa que ela podia acrescentar era que na noite anterior, a máquina tinha feito algo estranho - de repente, houve uma enorme corrida de vapor do bocal (tudo isto fará sentido mais tarde).

Sem experiência prévia de resolução de problemas nestas máquinas, eu estava um pouco preso. Eu estava focado na caldeira principal de água, já que nunca uso vapor. Verifiquei a sua resistência, e até verifiquei que o sensor térmico na caldeira de água estava a responder às mudanças de temperatura. A caldeira de água principal aqueceu bem. A caldeira de vapor estava fria, mas assumi que isto estava correcto, uma vez que não havia necessidade de vapor.

Pesquisei no Google e alguém sugeriu que poderia ser um mau sensor de fluxo - então comprei um em prontidão (isto era irrelevante btw).

Eventualmente, encontrei estes dois postos:
Posto 1
e
Posto 2

Estes acabaram por conduzir à solução.

A pista do vapor repentino ressoou com o poste mencionando o fusível térmico - parecia que a caldeira de vapor tinha superaquecido e o fusível térmico fez seu trabalho. Além disso, a questão do porquê do sobreaquecimento ??? O triac falhado no poste parecia ser uma boa explicação, então comprei alguns fusíveis térmicos e um triac fora do ebay (apenas alguns quilos), e voltei ao trabalho.

Após soltar o fusível térmico de fio VERMELHO (energia de entrada) na caldeira de vapor, testei-o e sem dúvida - o fusível tinha queimado. Decidi apenas substituir isso e ver o que acontecia a seguir - talvez ele explodisse novamente e eu precisasse de passar para o Triac.
Contudo, enquanto estava a brincar com a Caldeira a Vapor, reparei que o Sensor Térmico para a caldeira a vapor (aquele com 2 fios azuis muito finos) estava apenas a flutuar em ar fino - o pequeno bloco (carbono ?) no fim do sensor tinha-se "destacado" do terminal de parafuso que o liga à caldeira a vapor.

Isto parecia fazer sentido - o sensor térmico 'caiu' e depois a caldeira de vapor continuou a aquecer - porque o sensor térmico não aqueceu para se desligar, e depois finalmente o fusível de segurança térmica fez o seu trabalho correctamente e salvou-nos de um completo derretimento físico.

Embora o ideal fosse substituir o sensor térmico, eu não tinha um, e tentei apenas 'empurrar' o bloco de carbono de volta para o terminal metálico.

Depois liguei a máquina e, para meu deleite, ela funciona !!!! Eu

estavaquase pronto para abandonar esta máquina super cara e comprar uma nova, mas por apenas alguns quilos em peças, e graças ao pessoal do café australiano, minha máquina de confiança está de volta para viver mais um dia

.



A lição é que essas máquinas podem ser consertadas - mas ter um diagrama de circuito ou alguma outra informação teria realmente ajudado. Acho que o Jura deveria publicar tais coisas para máquinas descontinuadas, para evitar o destino potencial desta, que poderia ter sido um aterro sanitário.

Graças novamente ao site da Outwest Coffee Machines.
















gast_jason

Domingo, 27. Junho 2021, 13:47

Unregistered

Os URLs mencionados acima são:

https://outwestcoffee.com.au/index.php/2019/02/18/jura-x9-error-4-resolved/

https://outwestcoffee.com.au/index.php/2020/10/21/jura-x9-heaing-up-error-by-guest-technician-graeme/

Guest

Quinta-feira, 26. Janeiro 2023, 05:02

Unregistered

QUOTAS (Gast_Jason @ 27 de Junho de 2021 01:45 pm)
Para quem chega aqui com o mesmo problema, tenho uma solução.

Primeiro alguns antecedentes - um dia a máquina não deixaria passar o aquecimento. Um dia antes de ter funcionado. Perguntando à minha parceira, a única coisa que ela podia acrescentar era que na noite anterior, a máquina tinha feito algo de estranho - de repente, houve uma enorme corrida de vapor do bocal (tudo isto fará sentido mais tarde).

Sem qualquer experiência prévia de resolução de problemas destas máquinas, fiquei um pouco presa. Estava concentrado na caldeira de água principal, uma vez que nunca utilizo vapor. Verifiquei a sua resistência, e até verifiquei que o sensor térmico na caldeira de água estava a responder à mudança de temperatura. A caldeira de água principal aqueceu OK. A caldeira de vapor estava fria mas presumi que isto estava correcto, uma vez que não havia necessidade de vapor.

Pesquisei no Google e alguém sugeriu que poderia ser um mau sensor de fluxo - por isso comprei um em prontidão (isto era irrelevante btw).

Eventualmente encontrei estes 2 postos:
Post 1
e
Post 2

Estes acabaram por conduzir à solução.

A pista do vapor repentino ressoou com o posto a mencionar o fusível térmico - parecia que a caldeira de vapor tinha sobreaquecido e o fusível térmico fez o seu trabalho. Além disso, a questão do porquê do sobreaquecimento do ???? O triac falhado no poste parecia ser uma boa explicação, por isso comprei alguns fusíveis térmicos e um triac fora do ebay (apenas alguns quilos), e voltei ao trabalho.

Depois de soltar o fusível térmico de fio VERMELHO (energia de entrada) na caldeira de vapor, testei-o e sem dúvida - o fusível tinha queimado. Decidi apenas substituí-lo e ver o que acontecia a seguir - talvez ele explodisse novamente e eu precisasse de passar para a Triac.
No entanto, enquanto estava a mexer na Caldeira a Vapor, reparei que o Sensor Térmico para o bouler de vapor (aquele com 2 fios azuis muito finos) estava apenas a flutuar no ar fino - o pequeno bloco (carbono ?) no fim do sensor tinha-se 'destacado' do terminal de parafuso que o liga à caldeira a vapor.

Isto parecia fazer sentido - o sensor térmico 'caiu' e depois a caldeira de vapor continuou a aquecer - porque o sensor térmico não aqueceu para se desligar, e depois finalmente o fusível de segurança térmica fez o seu trabalho correctamente e salvou-nos de um completo derretimento físico.

Embora o ideal fosse substituir o sensor térmico, não tinha um, e tentei apenas 'empurrar' o bloco de carbono de volta para o terminal metálico.

Depois liguei a máquina, e para meu deleite, funciona



Estava quase pronto para abandonar esta máquina super cara e comprar uma nova, mas por apenas alguns quilos em peças, e graças ao pessoal do café australiano, a minha máquina de confiança voltou a viver mais um dia. A lição é que estas máquinas podem ser reparadas - mas ter um diagrama de circuito ou alguma outra informação teria realmente ajudado. Penso que o Jura deveria publicar tais coisas para máquinas descontinuadas, para evitar o destino potencial desta, que poderia ter sido o aterro sanitário.

Graças mais uma vez ao site da Outwest Coffee Machines.

Olá .... De que parte precisava exactamente para corrigir isto ? ... obrigado