Pesquisa avançada

Relatório do café 2020

17.07.2020

Relatório sobre o consumo de café na Europa.

As mulheres bebem 3,3 chávenas por diaFonte da imagem: Adobe Stock

Pela nona vez, o torrador de café Tchibo está publicando seu relatório sobre o comportamento de consumo de café dos alemães. O relatório baseia-se numa pesquisa representativa de 5000 consumidores de café na Alemanha, que foi criada em cooperação com a revista de negócios "brand eins" e o portal online "Statista". Este ano, o foco do documento de 100 páginas é "Café e Responsabilidade".

O café é a bebida preferida dos alemães e está a tornar-se cada vez mais popular: 89,1% bebe-o todos os dias - cerca de três pontos percentuais mais do que no ano passado. Em média, 3,6 copos são bebidos por dia, ou 166 litros por ano e per capita. Os Nordrhein-Westphalians bebem mais café por dia com 4,1 chávenas, os bávaros o menos com 3,3 chávenas por dia. Na Alemanha, a máquina de café totalmente automática é a mais utilizada para a preparação, com 80,4 por cento.

A responsabilidade também é um problema para os consumidores de café nos escritórios: 23% oferecem aos seus funcionários café sustentável. A principal razão para não fazer café sustentável é o preço - 60,4% consideram-no demasiado caro. As pessoas com crianças em casa bebem café mais sustentável: 41,7% bebem-no todos os dias; apenas 30,8% o fazem quando não há crianças em casa.

Como o café pode ser comprado em chávenas descartáveis em cada vez mais pontos de venda, como o McCafé do McDonalds ou as máquinas de auto-serviço Aldi e Lidl, o uso de chávenas retornáveis aumentou em 53% desde 2018. Para evitar desperdícios desnecessários, quase metade deles estão, por isso, a prescindir activamente de chávenas descartáveis para o seu café. 28,9 por cento até usam um copo retornável. Há dois anos, isso era apenas 18,9 por cento.

O relatório completo pode ser encontrado no site do Tchibo.